Manifestantes interditam rua em frente a Secretaria de Saúde

Manifestantes atearam fogo em frente ao órgão e revindicam repasses do TFD

Manifestantes interditam rua em frente a Secretaria de Saúde Manifestação em Caxias. Foto: Martonio de Sousa/Portal 45 Graus

Após a manifestação realizada em frente à Secretaria de Saúde de Caxias, nesta quinta-feira (29), o órgão municipal emitiu uma nota com o intuito de esclarecer a população e usuários da saúde sobre o acontecimento ocorrido nesta manhã.

Manifestantes bloquearam o trânsito e incendiaram lixos no meio da pista e manifestaram contra o repasse do TFD que ainda não foi passado para as famílias dos usuários atendidos pelo serviço.

A Polícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados para evitar maiores tumultos e estabilizar as chamas que os manifestantes haviam causados.

Confira a nota emitida pela Secretaria:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Caxias esclarece por meio desta nota, para dá resposta a manifestação que ocorreu em frente à Secretaria, com paciente e familiares que utilizam o serviço de transporte de TFD do município para atendimentos de média complexidade.

Os repasses feitos pelo Ministério da Saúde para o município ainda não foi realizado, ficando o município impossibilitado de arcar com recursos próprios. Os gestores estão trabalhando para que o Ministério da Saúde faça o repasse de maneira imediata, entendendo que o principal prejudicado com a falta de recursos são os pacientes que necessitam fazer o uso dos serviços de saúde com urgência.

A Secretaria esclarece ainda que irá tomar todas as medidas cabíveis para que tal problema seja sanado o quanto antes e que não aconteça em situações futuras.

Saiba o que é o TFD

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um meio que garante, através do SUS, o tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não podem ser tratadas no município.

O TFD destina-se a permitir o fluxo dos pacientes que necessitem de assistência médico hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

 

 

Sidebar Informações