Teresina --tempo Chuvoso--
RSS
O Ministério da Educação através de Portaria Ministerial do dia 08 de janeiro de 2009, nomeou o professor Francisco das Chagas Santana para exercer a função de Reitor do Instituto Federal do Piauí, criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
O professor Santana que, na sexta-feira do dia 19 de dezembro de 2008 foi reconduzido ao cargo de Diretor do CEFET-PI, hoje, pela transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, exercerá a função de Reitor.
Ex-aluno e servidor da Instituição, o professor Santana tem uma história de compromisso e responsabilidade social junto à comunidade educacional do Estado do Piauí. Desde sua primeira gestão, quando assumiu em 2005, grandes conquistas foram alcançadas, tais como: incentivo à qualificação dos servidores através dos convênios interinstitucionais, com oferta de mestrado e doutorado, modernização das instalações dos Blocos A, B e C da Unidade Sede, reformas das UNEDs e a ampliação de vagas e ofertas de novos cursos de níveis técnico e superior.
Além de muitas outras conquistas, pode ser destacada também, a interiorização do ensino técnico e tecnológico nas cidades de Angical do Piauí, Corrente, Paulistana, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí e São João do Piauí, através do Plano de Expansão I e II da Rede Federal.
Mediante tantas realizações, o professor Santana, juntamente com sua equipe de assessores, prossegue sua missão de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Educação no Piauí.
O Instituto Federal do Piauí terá o status de Universidade Federal em termos de funcionalidade, acesso ao fomento de pesquisa e extensão e todos os programas de apoio dos vários ministérios. E ainda terá autonomia para criar novos cursos.
Esta Instituição Educacional terá uma organização estrutural de várias unidades e, ao final de 2009, contará com 12 Campi, objetivando dar acesso a jovens e adultos da capital e interior do Estado uma educação de qualidade.